segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MOSSORÓ: Evento discute ciência, tecnologia e inovação no âmbito acadêmico


Ednilto Neves
Cerca de 300 pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento ganham destaque
Cerca de 300 pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento serão apresentadas e discutidas durante a primeira Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet até hoje, 27.

“Ciência, Saúde e Esporte” é o tema adotado para o primeiro evento. A temática é a mesma abordada pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo é possibilitar um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências para a discussão da ciência tecnologia e inovação focando os desafios para exercer a atividade científica e a pós-graduação em âmbito nacional e internacional.

Simultaneamente ainda ocorrerá o IX Salão de Iniciação Científica, que integrará a SCTI, juntamente com outros três eventos: II Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio; II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern e o I Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da Uern.

Para a coordenadora-geral do evento, diretora de Pesquisa, a professora dra. Cicília Raquel Maia Leite, “a I Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é o maior evento de pesquisa da Uern propiciando transferência de conhecimento, interação e apresentação das pesquisas realizadas pela comunidade científica”.

Serão apresentadas 250 pesquisas em nível de graduação oriundos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e 50 pesquisas, em nível ensino médio, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM) entre docentes e discentes.

O coordenador da SCTI, Cláudio Lopes de Vasconcelos, disse que são esperados estudantes de todas as áreas. “Um evento como esse tem a importância de agregar grupos de discussão de diversos temas. Às vezes, é trabalhado, ao longo do ano, conhecimentos de forma individual. Agora é uma oportunidade de reunir todos juntos, o que cada um tem feito, quais são os resultados e congregar todos os grupos em um só lugar”, destaca.

As discussões vão acontecer através das mesas-redondas com temas que abordam a Internacionalização e o Programa Ciências Sem Fronteiras e seus relatos de experiência; propriedade intelectual e políticas públicas em tecnologia e inovação na pós-graduação no Brasil, no RN e na própria instituição.

As atividades têm início da terça-feira, 29, e segue até a quinta-feira, 31, no campus central da Uern e campus de Pau dos Ferros, que vai receber a exposição dos resultados do Programa de Iniciação Científica cota 2012/2013 – PIBIC–EM.

A programação completa do evento com o nome dos participantes, mesas-redondas e locais, bem como o link para a realização das inscrições estão disponíveis no site www.uern.br.

Fonte: Site da UERN.

EDUCAÇÃO: UERN discutirá mudanças no PSV 2014

O Processo Seletivo Vocacionado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PSV/UERN) de 2014 poderá ter algumas novidades. Realização no horário da tarde, aumento do número de vagas no curso de Medicina, suspensão de vagas nos núcleos avançados, inscrições em novembro e provas aplicadas em fevereiro são algumas das mudanças que precisam de aprovação.

O documento será divulgado no dia 6 de novembro. Antes disso, as propostas de mudanças para a seleção do próximo ano precisam ser aprovadas no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da instituição que se reunirá no próximo dia 30 para discutir o assunto.

Uma das novidades do PSV é com relação à proposta de aplicar as provas no horário da tarde. “É um pedido dos próprios candidatos, de pessoas que moram em outras cidades que têm dificuldade de chegar bem cedo para fazer a prova. Sabemos que muitas pessoas dependem de transporte público que se atrasa, ou quebra, e elas acabam perdendo o horário da prova por um problema que não foi causado por ela mesma”, explica o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE).

O número de vagas no curso de Medicina pode subir de 23 para 60. A governadora Rosalba Ciarlini já sinalizou ao reitor Pedro Fernandes o compromisso do Governo do Estado em atender à necessidade emergente de complementação do quadro de servidores da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) e, com isso, cria condições para aumentar a oferta.

Em relação à suspensão da oferta de vagas iniciais para os 11 Núcleos Avançados de Educação Superior, a decisão já havia sido divulgada pela Uern no dia 16 deste mês.

A ideia inicial é que as inscrições para o vestibular sejam realizadas entre o final de novembro e primeira quinzena de dezembro. As provas podem ser realizadas em fevereiro, provavelmente nos dias 2 e 3.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

CIDADES: Fluxo d’água em rio ocorre parcialmente


Cedida
Secretário de Agricultura, Fernando Morais e o chefe de Gabinete Luiz Agnaldo em visita a trecho do rio Apodi/ Mossoró
Após denúncia de agricultores e pescadores de Felipe Guerra devido à escassez da água corrente no leito do rio Apodi/Mossoró, em cerca de 30 km em território deste município, prejudicando produtores rurais, pescadores e demais atividades dependentes do curso normal do rio, a situação está sendo normalizada gradativamente. É o que informa o secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo Municipal, Luiz Agnaldo de Souza.

O prefeito Haroldo Ferreira, acompanhado de Luiz Agnaldo, do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Fernando Morais, do procurador-geral do município Júlio César e dos vereadores Salomão Gomes, presidente do Poder Legislativo de Felipe Guerra, Ubiracy Pascoal, líder do Governo municipal na Câmara e Ronaldo Pascoal estiveram reunidos no gabinete do prefeito de Apodi Flaviano Monteiro, dia 22 de outubro, acompanhados ainda de alguns secretários, quando foi aberta a discussão amistosa em torno da problemática.

Com visita in loco, de comitiva integrada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos dois municípios, ficou constatado que a parede de contenção construída em território apodiense no leito do rio Apodi/Mossoró, foi uma iniciativa de uma equipe de pescadores na Lagoa do Bico Torto com apoio do Executivo apodiense e não de responsáveis pela obra de Irrigação da Chapada do Apodi, como chegara a ser especulado anteriormente.

ENTENDENDO A PROBLEMÁTICA

Com diminuição da vazão, via comportas, da Barragem de Santa Cruz de 10% para 5% do que os órgãos responsáveis determinara anteriormente, a Lagoa do Bico Torto em Apodi, manancial onde serve de fonte de pescarias para vários pescadores da Chapada do Apodi, eles (pescadores) presenciaram a Lagoa quase secar e resolveram tomar uma iniciativa para garantir a sobrevivência com o endosso do Executivo apodiense.

Construíram uma parede de contenção a altura da comunidade de Bico Torto, Apodi, ocasionando um desvio do leito do Rio Apodi/Mossoró em dez metros,  o que foi suficiente para suprir a deficiência d’água  na Lagoa Bico Torto, fruto do fechamento das comportas.
O efeito imediato da ação com intenções benéficas para a piscicultura na citada Lagoa, prejudicou o curso normal d’água numa extensão de 30 km, atingindo inclusive parte do município de Governador Dix Sept Rosado, com prejuízos imediatos para os praticantes da agricultura familiar e da própria piscicultura em Felipe Guerra e adjacências.

ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO

Após entendimentos das autoridades dos dois municípios Felipe Guerra e Apodi, no dia seguinte já iniciaram o processo de desobstrução de uma parte deste desvio para irrigar a Lagoa de Bico Torto com a colaboração dos próprios pescadores.

Mas, para uma solução em definitivo deste problema, segundo informações do secretário-chefe de Gabinete, Luiz Agnaldo, a comitiva de autoridades com a participação inclusive dos Prefeitos Haroldo Ferreira e Flaviano Monteiro, está articulando uma ampla reunião. Para o encontro, serão convidadas autoridades ligadas à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), responsáveis pela obra de Irrigação da Chapada do Apodi, que é o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e o Prefeito do município de Governador Dix-sept Rosado, médico Anaximandro Vale. Demais autoridades e pessoas interessadas na resolução do problema de interrupção do fluxo normal do rio Apodi/Mossoró em seu leito em território felipense e da mesma forma a falta d’água na Barragem Bico Torto, em território apodiense, fonte de renda para vários pescadores, poderão também ser presenças marcantes neste encontro, com data e local a serem definidos em breve.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MENSAGEM DO DIA

“A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito.”
George Bernard Shaw