segunda-feira, 12 de agosto de 2013

UPANEMA: Blogs pegos na sua própria ironia, para querer iludir os seus leitores

Blog do ANAX: Sindicato deverá colocar faixas de reivindicações amanhã

9 de agosto de 2013
Uma das estratégias utilizadas pelo SINDSERPUP nos últimos anos para pressionar o executivo a atender suas reivindicações, foi a colocação de faixas pelas ruas em dias de festa. A intenção era mostrar, principalmente para aqueles conterrâneos ausentes, que a administração municipal não estava atendendo as necessidades dos servidores e de quebra atender aos interesses políticos de alguns. Como não tivemos essas reivindicações atendidas pela atual administração, amanhã, dia da festa do Esporte, deveremos ter mais uma enxurrada de faixas pelas ruas da cidade, cobrando o PCCS, o piso do magistério, entre outras reivindicações. Tenho certeza que teremos essas faixas, alguém duvida?
Por Anaximandro Eudson.

Começo do fim

11 de agosto de 2013
Colocamos a matéria sobre as faixas do SINDSERPUP, mas todos entenderam a forma irônica com que escrevemos, pois já sabíamos que nenhuma faixa seria colocada. A ausência das faixas do sindicato cobrando direitos dos funcionários como o Plano de Cargo, Carreira e Salário, além do piso do magistério, configura-se em mais uma omissão e ao mesmo tempo alimenta a imagem de um sindicato subserviente ao executivo. As atitudes da atual diretoria estão causando revolta em muitos sócios, que já estão se organizando e fazendo cobranças paralelas junto ao executivo. Pode ser o começo do fim.

APODI: Deputada Sandra Rosado articula ampliação de cursos do IFRN em Apodi

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN campus de Apodi pode já em 2014 contar com novos cursos em sua grade de graduação. Pelo menos é o interesse do Ministério da Educação, segundo o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros.

Durante reunião com a deputada federal Sandra Rosado (PSB), o diretor disse que a solicitação da parlamentar já está sendo analisada pela equipe executiva do ministério e que muito em breve é possível sim ampliar a oferta de cursos. "O MEC reconhece a necessidade da região e entende que os novos cursos atenderiam a atual demanda regional de serviços a partir da formação de novos profissionais. Mas tudo ainda está sendo analisado com bastante atenção", disse Aléssio.
Sandra Rosado é autora da Indicação 4977/2013, em que sugere ampliação do campus de Apodi, a partir da oferta de cursos de graduação em Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Gestão Ambiental, Turismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Engenharia de Petróleo e Gás. 
Atualmente o IFRN-Apodi oferece cursos técnicos de Zootecnia, Informática, Agricultura e Biocombustíveis; e como graduação, licenciatura em química.
FÓRUM
Como forma de tentar pressionar o MEC para agilizar a implantação dos novos cursos, Sandra Rosado vai propor a realização de um Fórum de Debates na cidade de Apodi. Ela acredita que a pressão da sociedade é o que pode agilizar a oferta dos cursos já para o próximo ano. "Precisamos reunir estudantes, representantes da sociedade civil, política e empresarial da região para pressionarmos o MEC para a necessidade de se ampliar a grade de cursos o quanto antes. Nossa pressão é o que fará toda diferença", assegura Sandra Rosado.
Fonte: Jornal O Mossoroense

SINTE/RN: Servidores estaduais da Educação decidem amanhã se entram em greve por tempo indeterminado

Servidores estaduais da Educação se reunirão amanhã, 12, em assembleia para decidirem se irão deflagrar greve por tempo indeterminado. O encontro estadual da categoria será realizado em Natal, às 8h30, na Escola Estadual Winston Churchill. Já na quarta-feira, 14, será a vez da assembleia regional em Mossoró que irá analisar o resultado do encontro estadual.
Rômulo Arnaud fala das dificuldades da área da Educação
Segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Rômulo Arnaud, as negociações com o Governo do Estado não avançaram. "Tivemos uma audiência com a secretária de Educação e não foi apresentado nada de novo. Sempre dizem que irão remeter as reivindicações para a Secretaria da Administração", esclarece o sindicalista.
Rômulo Arnaud explica que o atual discurso da administração estadual dificulta ainda mais as negociações. 
"O governo agora está com esse discurso de que o Estado está quebrado. Isso só reforça o desinteresse em negociar com os servidores e dizer para a sociedade que não tem como atender aos pleitos da categoria. Esta é uma situação muito difícil", afirma.
O coordenador-geral do Sinte/RN também expõe as principais dificuldades da Educação. "As escolas estão destruídas e estamos em um estado de caos. O governo não quer pagar as horas extras aos professores e eles não estão mais aceitando essa carga horária excedente porque ninguém sabe quando vai receber esses valores. Isso faz com que o déficit de docentes aumente ainda mais", ressalta.
O Sinte agora faz o trabalho de mobilização da categoria. "Vamos aproveitar esse período para mobilizar os professores e funcionários para a assembleia e a greve, se for deflagrada. Também pedimos o apoio e compreensão da sociedade. Antes nós lutávamos por salários e melhorias na Educação, agora o trabalho é para que o Estado não destrua a escola pública", conclui.
Confira os principais pontos de reivindicação da categoria:
- Pagamento das horas de trabalho excedentes aos professores, da carga suplementar, das gratificações dos diretores e vice-diretores e dos professores recém-ingressos que estão sem receber;
- Compromisso da secretária Betânia Ramalho com os funcionários na atualização e pagamento da tabela salarial de vida desde 2011, pagamento de direitos funcionais previstos no Plano de Carreira dos funcionários, oferta de formação prevista em lei, pagamento correto do Pasep, concessão de licenças, pagamento de quinquênios e aposentadorias a serem concedidas;
- Implementação imediata do planejamento para quem está em sala de aula;
- Concessão imediata das licenças-prêmios aos professores que estão em sala de aula;
- Encaminhar imediatamente projeto de lei para promoção de duas letras que correspondem a 10% e a garantir negociada com a Assembleia Legislativa do pagamento imediato;
- Pagamento de 0,26% para professores/educadores da ativa e aposentados decorrente da consolidação do piso salarial com efeito retroativo a janeiro de 2013;
- Reforma e manutenção das escolas;
- Convocação dos concursados;
- Cessar a perseguição ao Sinte/RN e devolver a remuneração referente a julho confiscada pela Seec.
Fonte: SINTER/RN.

MOSSORÓ: Escola Legislativa da Câmara Municipal já formou mais de 500 pessoas em Mossoró


Inaugurada há pouco mais de um ano, a Escola Legislativa "Edmilson Lucena Barreto", da Câmara Municipal de Mossoró, vem prestando um grande serviço à população de Mossoró, em especial, aos jovens que buscam qualificação para ingressar no mercado de trabalho. A escola já formou mais de 500 pessoas em cursos de qualificação profissional em diversas áreas, já sendo considerada um importante centro de formação profissional em Mossoró.

Francisco José Júnior foi responsável pela implantação da Escola Legislativa

Na segunda-feira passada, foram iniciados mais dois cursos: espanhol e eletricista residencial e predial. Cada turma é formada por 30 pessoas. Os cursos são gratuitos, com carga horária que varia de 40h a 60h, sendo oferecidos nos turnos manhã e tarde e direcionado aos servidores do Legislativo mossoroense e à população em geral.

A Escola Legislativa foi regulamentada pela Lei Complementar nº 068, de 8 de março de 2012, e tem o objetivo de oferecer suporte conceitual de natureza técnica administrativa às atividades da Câmara Municipal de Mossoró. Foi inaugurada em março de 2012, sendo uma iniciativa do vereador Francisco José Júnior, presidente da Câmara Municipal. Segundo ele, a ideia surgiu para suprir uma necessidade de qualificação profissional dos mossoroenses, além de atualizar os servidores do Legislativo, vereadores e assessores. 

"A Escola Legislativa é uma oportunidade para a renovação do conhecimento dos servidores da Câmara de Mossoró, uma forma de estarem sempre acompanhando os avanços da sociedade, ao mesmo tempo em que oferece cursos de qualificação gratuitamente à nossa população, em áreas que carecem de mão de obra qualificada em nosso município. Sem dúvida, é um grande orgulho para todos nós que fazemos o Legislativo mossoroense.", explicou.

Além dos cursos de espanhol e eletricista, a Escola Legislativa também oferece cursos de informática voltada para o mercado de trabalho, produção textual e Regimento Interno. Ainda de acordo com o presidente da Câmara, a demanda de cursos é apontada pela própria população, atendendo as necessidades do mercado de trabalho.

Qualquer pessoa pode se inscrever. Basta procurar a Escola Legislativa, que fica localizada na Rua Tiradentes, próximo ao Edifício Empresarial Caiçara, levando documentos pessoais e foto. As próximas turmas são dos cursos de informática e produção textual e têm início no dia 2 de setembro. 

As inscrições já estão abertas.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

CIDADES DO ESTADO: Seca prejudica pequenas empresas no RN


A escassez de chuvas por um período prolongado no semiárido do Rio Grande do Norte não provocou efeitos negativos apenas ao homem do campo. Ao contrário, além do sertanejo, o impacto da estiagem avançou mais e prejudicou os negócios também na área urbana dos municípios inseridos no perímetro da seca. 69% dos negócios instalados na zona urbana de 33 cidades potiguares foram, de alguma forma, afetados pela aridez, principalmente o comércio. 76% das pequenas empresas registraram queda no faturamento. As micro e pequenas empresas (MPEs) que tiveram maior impacto com a seca estão localizadas nos municípios de Almino Afonso, Apodi, Florânia, Ipanguaçu, Lajes, Patu e Serra Negra.

Efeitos da estiagem ultrapassam o campo e chega também aos negócios da área urbana

As informações fazem parte do estudo O Impacto da Seca para as Micro e Pequenas Empresas no Semiárido do Rio Grande do Norte, realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. Realizada entre maio e junho deste ano, a pesquisa avalia os indicadores de desempenho após o período da seca e as ações adotadas para sanar o impacto gerado nos empreendimentos devido à falta de chuvas.

“O impacto ainda tem chegado de maneira intensiva e silenciosa no meio urbano, mas repercute diretamente na redução dos lucros. Além da capacitação dos empresários para conviver com esse cenário, é importante que o governo passe a criar estruturas de apoio e fomento para o desenvolvimento de atividades econômicas que não possuam relação com a seca, como é o caso do comércio e serviço, ou que tenham mercado mais amplo, como é o caso atual das facções”, observa o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

A pesquisa mostra que a maior parte (74,3%) dos negócios tem faturamento mensal de até 15 mil, sendo que nessa mesma faixa 47,7% obtêm uma receita de até R$ 5 mil por mês. As empresas pesquisadas basicamente concentram-se nos setores de comércio (79,8%), serviços (17,5%) e indústrias (2,7%). Pela avaliação dos reflexos da seca, 39,3% dos empresários pesquisados afirmam que a seca afetou razoável ou parcialmente os negócios, enquanto 29,7% relatam que a seca prejudicou muito a atividade. Já 31% acreditam o período não afetou o desempenho da empresa.
Para o grupo que considerou a seca foi um problema, as maiores dificuldades estavam ligadas a redução de vendas (55,2%), diminuição do número de clientes (15,6%), queda nos lucros (10,8%) e inadimplência (6,4%).

INDICADORES

O levantamento também traçou uma avaliação dos indicadores de desempenho das empresas e constatou que a diminuição do faturamento lidera a lista com 76%, seguido da redução do número de clientes (58,6%), redução do volume de produtos em estoque (40,4%), freio na produção de bens ou serviços (36,4%) e diminuição da quantidade de empregados (15%). O fiado aumentou para 35,6% dos entrevistados, assim como o preço dos produtos (35%), custos de produção (30,8%) e as dívidas da empresa (22,1%).

A pesquisa feita pelo Sebrae comprova que o empresariado potiguar ainda está despreparado para driblar as adversidades. Pelo estudo, 63,9% dos proprietários de negócios das cidades onde foi verificada a seca não implementaram nenhuma medida para sanar ou pelo menos amenizar os efeitos gerados pela estiagem. Quem se preocupou, fez promoções para aumentar as vendas (17,7%) ou adotou outras medidas. “O empresariado está muito acomodado. É necessário que se crie mecanismo para se prevenir e se proteger dos reflexos da seca. Oportunidades também surgem em cenários adversos”, analisa João Hélio Cavalcanti.

Foram pesquisadas empresas das cidades de Afonso Bezerra, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Assu, Caicó, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Currais Novos, Florânia, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Jandaíra, Janduís, João Câmara, Lagoa Nova, Lajes, Messias Targino, Nova Cruz, Parelhas, Patu, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pendências, Portalegre, Santana do Matos, Santo Antônio, São Tomé, Serra Negra, Touros e Umarizal.

O objetivo do levantamento foi verificar se a estiagem prejudicou as MPEs, as dificuldades encontradas e o que preciso ser feito para minimizar os efeitos na visão dos empresários. Foram entrevistados 404 proprietários de negócios de pequeno porte instalados na zona urbana de 33 municípios do semiárido potiguar, utilizando a técnica da amostragem estratificada proporcional, com erro de 5% e intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

GOVERNO DO ESTADO: Para a Deputada Fátima Bezerra, Rosalba fez ‘propaganda enganosa’ no RN


A deputada Fátima Bezerra (PT) ocupou a tribuna da Câmara esta semana para dar conhecimento ao Brasil do que acontece no RN. Para a deputada, o Governo do Estado acabou antes do fim e essa constatação, segundo a deputada, está nas palavras do secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, que na semana passada declarou: “O Estado perdeu a condição de financiar os serviços públicos fundamentais e nem consegue pagar seus credores”. Segundo a deputada, “quando uma declaração dessa magnitude sai da boca de quem deveria planejar e cuidar das finanças do Estado e está desde o primeiro dia no governo Rosalba, fica a indagação: o que será da população até o final desse desastre?”.

Fátima Bezerra falou sobre a crise no Rio Grande do Norte

Fátima Bezerra lembrou, durante o pronunciamento, a ida da governadora à Assembleia Legislativa este ano. “Rosalba disse, no discurso, que era o momento de reconstruir e avançar. Quero dizer que o governo inclusive tem se especializado em gastar muito com propaganda enganosa, diga-se de passagem, porque, na verdade, o mundo cor-de-rosa que a governadora Rosalba, que o governo do Democratas tem pintado na televisão contrasta profundamente com a situação de angústia, com o descalabro que tomou conta do Rio Grande do Norte”, lamentou.

A deputada acredita que a crise se agravou quando “a governadora num arroubo de arrogância e desrespeito acusou o Tribunal de Justiça e o Ministério Público de agirem como filhos sem mesada, por essas instituições questionaram os cortes nos seus orçamentos feitos unilateralmente pelo Poder Executivo”. Parlamentar entende que “a reação do Poder Judiciário e do Ministério Público pode ser a mesma do cidadão que passou os últimos dois anos e meio assistindo a propaganda enganosa do governo falar que as finanças estavam sendo saneadas”.

Parlamentar destacou a situação dos servidores. “É tão grave, tão grave que neste exato momento os servidores públicos estão ameaçados de não ter o salário de outubro pago em dia”.

Fátima Bezerra destacou a iniciativa do juiz da comarca de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Jr., que decidiu bloquear todos os recursos do Estado destinados à propaganda institucional e transferi-los para a Saúde pública, bem como o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) que apresentou denúncia ao Ministério Público, na qual demonstra que o Executivo estadual vem descumprindo determinação constitucional que assegura o emprego de no mínimo 25% do orçamento estadual em educação. “São ações de quem está vigilante aos desmandos de quem deveria ter responsabilidade”, reforça a deputada petista.

“Esse Governo, que se elegeu debaixo de tantas expectativas e de tantas promessas, tem que apontar saídas para esse descontrole do ponto de vista político e administrativo que se instalou no RN. E quem está ‘pagando o pato’ é o povo, que não merece isso. Cabe à governadora, seus secretários, sua base política na Assembleia Legislativa e os seus aliados políticos apresentem uma solução para os problemas que se acumulam, pelo bem da população do nosso Rio Grande do Norte", finalizou.

Jácome reforça tese de deputada federal do PT

O presidente do Partido da Mobilização Nacional no Rio Grande do Norte, deputado estadual Antônio Jácome, levantou dúvidas a respeito da crise financeira no Governo do Estado. Em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que observou falta de consistência nas explicações que são apresentadas pela equipe do Poder Executivo.

Jácome lembrou que, no período em que foi vice-governador do Rio Grande do Norte, as reuniões da equipe econômica da administração estadual eram sempre marcadas pela tensão. Ele assinala que, naquele período, que completou dez anos, existia crise financeira, no entanto, as dificuldades orçamentárias eram superadas com força de vontade.

O deputado estadual Antônio Jácome cita que na semana passada, pequenos fornecedores fizeram protestos em função do não pagamento de dívidas junto ao Poder Executivo. Ele lamenta que o valor das dívidas são considerados pequenos diante do que é movimentado pelo Estado. “São pequenos fornecedores que estão sem receber há vários meses e o mais absurdo é que são dívidas entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, valores pequenos diante do que é o Poder Executivo”, desabafou Antônio Jácome.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

UERN: Ação parlamentar de Deputado Betinho Rosado insere no orçamento verba para a Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu, no último dia 02/08, verba do Ministério da Educação (MEC) no montante de R$ 1.235.000,00 (um milhão duzentos e trinta e cinco mil reais) para investimento e modernização de suas instalações. 

Este benefício provém da ação parlamentar do deputado federal Betinho Rosado que inseriu esta verba ao Projeto de Lei Orçamentária do ano de 2010.


Emenda do deputado Betinho em 2010

Vale ressaltar que a emenda original editada por Betinho inseria no orçamento o valor total de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), dividida em dois montantes, o primeiro previsto para investimentos estruturais na instituição, com exato valor que foi recebido e o segundo no valor de R$ 265.000,00 (duzentos e sessenta e cinco mil reais) para o custeio de ações e projetos da entidade, não foi repassado pelo Ministério.

De acordo com o futuro reitor e atual pró-reitor da universidade, Pedro Fernandes, essa verba será utilizada na compra de equipamentos para modernização da estrutura da universidade com a compra de ar-condicionado, computadores, projetores, impressoras e outros equipamentos.

Ainda de acordo com o professor, "a verba recebida será de grande importância para a Uern, pois possibilitará um real poder de investimento em suas instalações, com equipamentos modernos e de última geração, que melhoram as condições de estudo e pesquisa para os alunos e as condições de trabalho para os professores da universidade".

O deputado federal Betinho Rosado comemora a publicação da Ordem Bancária de Pagamento (2013OB803889) e diz: "Espero que esse dinheiro possa ajudar nossa querida universidade a tornar-se cada dia melhor e tenho certeza de que sua diretoria irá fazer uso desta verba da melhor maneira possível, pois nosso principais beneficiados são os alunos e colaboradores da instituição". 

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

CONCURSO: EDITAL DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS

INSS - Instituto Nacional do Seguro Social


As inscrições para o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS estarão abertas no período de 12 de agosto a 13 de setembro.


São 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social, sendo 276 vagas para os candidatos de ampla concorrência e 24 vagas para os candidatos com deficiência, distribuídas pelas seguintes formações:

 - Analista do Seguro Social, formação em Estatística (código ESTAT)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Estatística devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Estatística - CONRE.

- Analista do Seguro Social, formação em Ciências Contábeis (código CONTA)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC.

- Analista do Seguro Social, formação em Direito (código DIREI)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Direito devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Analista do Seguro Social, formação em Administração (código ADMIN)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Administração devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Administração - CRA.

- Analista do Seguro Social, formação em Engenharia Civil (código CIVIL)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Civil devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA.

- Analista do Seguro Social, formação em Engenharia Mecânica (código MECAN)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Mecânica devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA.

- Analista do Seguro Social, formação em Engenharia Elétrica (código ELETR)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Elétrica devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA.

- Analista do Seguro Social, formação em Engenharia de Telecomunicações (TELEC)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Engenharia de Telecomunicações ou Engenharia Eletrônica ou Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA.

- Analista do Seguro Social, formação em Engenharia com especialização em Segurança do Trabalho (código SEGUR)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Engenharia (qualquer) devidamente registrado e certificado de curso de especialização com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas em Segurança do Trabalho, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA

- Analista do Seguro Social, formação em Arquitetura (código ARQUI)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Arquitetura devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU.

- Analista do Seguro Social, formação em Tecnologia da Informação (código TEINF)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação ou diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em qualquer área devidamente registrado, com curso de especialização, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, na área de Tecnologia da Informação, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação,

- Analista do Seguro Social, formação em Terapia Ocupacional (código TERAP)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Terapia Ocupacional devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO.

- Analista do Seguro Social, formação em Pedagogia (código PEDAG)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Pedagogia devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Analista do Seguro Social, formação em Psicologia (código PSICO)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Psicologia devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Psicologia - CRP.

- Analista do Seguro Social, formação em Jornalismo (código JORNA)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Jornalismo ou Comunicação Social (habilitação Jornalismo) devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Analista do Seguro Social, formação em Publicidade e Propaganda (código PUBLI)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Publicidade e Propaganda o ou Comunicação Social (habilitação Publicidade e Propaganda) devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

- Analista do Seguro Social, formação em Fisioterapia (código FISIO)
Pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Fisioterapia devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO.

- Analista do Seguro Social, formação em Letras (código LETRA)

Pré-requisitos: diploma ou certificado de curso superior de Bacharel ou Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa ou Português, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
O servidor será regido pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, de que trata a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e integrará a Carreira do Seguro Social, estruturada pela Lei nº 10.855, de 1º de abril de 2004.

A jornada de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais.

A remuneração bruta inicial prevista corresponde ao valor do vencimento básico de R$ 788,51 (setecentos e oitenta e oito reais e cinquenta e um centavos), acrescida da Gratificação de Atividade Executiva no valor de R$ 1.261,61 (mil, duzentos e sessenta e um reais e sessenta e um centavos), da Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social - GDASS que poderá alcançar, na pontuação máxima, o valor de R$ 4.724,00 (quatro mil, setecentos e vinte e quatro reais), auxílio alimentação no valor de R$ 373,00 (trezentos e setenta e três reais), totalizando R$ 7.147,12 (sete mil, cento e quarenta e sete reais e doze centavos).

As vagas estão distribuídas nas Superintendências Regionais e Administração Central:
Superintendência Regional Norte Centro-Oeste (circunscrição AC, AM, AP, DF, GO, MS, MT, PA, RO, RR e TO)
Superintendência Regional Nordeste (circunscrição PE, AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI)
Superintendência Regional Sudeste I (circunscrição SP)
Superintendência Regional Sudeste II (circunscrição MG, ES e RJ)
Superintendência Regional Sul (circunscrição SC, PR e RS)
Administração Central (circunscrição BSB)
AC = vagas de ampla concorrência PD = vagas para pessoa com deficiência
Formação
Superintendência Regional Sudeste I - Sede São Paulo
Superintendência Regional Sudeste II - Sede Belo Horizonte
Superintendência Regional Sul - Sede Florianópolis
Superintendência Regional Nordeste - Sede Recife
Superintendência Regional Norte Centro-Oeste - Sede Brasília
Administração Central - Sede Brasília
Total

AC
PD
AC
PD
AC
PD
AC
PD
AC
PD
AC
PD
AC
PD
Estatística (código ESTAT)










5
1
5
1
Ciências Contábeis (código CONTA)
2

3

2

6
1
3
1
7
1
23
3
Direito (código DIREI)
9
1
4
1
3
1
3

3

5
1
27
4
Administração (código ADMIN)
6
1
6
1
9
1
3

3
1
24
2
51
6
Engenharia Civil (código CIVIL)
3

6
1
6
1
5
1
5
1
2

27
4
Engenharia Mecânica (código MECAN)
2

2

2

3
1
4
1

14
1
Engenharia Elétrica (código ELETR)
2

2

2

3

3

1

13

Engenharia de Telecomunicações (TELEC)
1

1

2

1

1

1

7
Engenharia com especialização em Segurança do Trabalho (código SEGUR)
1

1

2

1

1

1

7
Arquitetura (código ARQUI)
1

2

1

2

2

1

9

Tecnologia da Informação (código TEINF)
2

2

2

2

2

15
1
25
1
Terapia Ocupacional (código TERAP)
2

4

2

2

2

1

13
Pedagogia (código PEDAG)
1

1

1

1

1

2

7
Psicologia (código PSICO)
6
1
3

3
1
4

4

2

22
2
Jornalismo (código JORNA)






1



1

2

Publicidade e Propaganda (código PUBLI)










1

1

Fisioterapia (código FISIO)
3
1
4
1
4

5
1
4
1


20
4
Letras (código LETRA)










1

1


A taxa de inscrição será de R$ 67,21 (sessenta e sete reais e vinte e um centavos).
O Concurso Público será composto de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

As disciplinas que comporão a prova objetiva estão descritas nos quadros abaixo:
Formações
Prova
Disciplina
Qtde questões
Pontos por questão
Total de pontos
Mínimo de pontos por disciplina para aprovação
Estatística (código ESTAT),
Objetiva
Língua Portuguesa
10
1
10
4
Ciências Contábeis (código CONTAB), Engenharia Civil (código CIVIL),
Ética no Serviço Público
5
1
5
2
Engenharia Mecânica (código MECAN),
Noções de Informática
7
1
7
3
Engenharia Elétrica (código ELETR), Engenharia de Telecomunicações (TELEC),
Noções de Administração
6
1
6
2
Engenharia com especialização em Segurança do Trabalho (código SEGUR),
Noções de Direito Administrativo
7
1
7
3
Arquitetura (código ARQUI), Terapia Ocupacional (código TERAP),
Noções de Direito Constitucional
7
1
7
3
Pedagogia (código PEDAG), Psicologia (código PSICO), Jornalismo (código JORNA),
Noções de Direito Previdenciário
8
2
16
8
Publicidade e Propaganda (código PUBLI) e Fisioterapia (código FISIO)
Conhecimentos Específicos
20
2
40
20

Formação
Prova
Disciplina
Qtde questões
Pontos por questão
Total de pontos
Mínimo de pontos por disciplina para aprovação
Administração (código ADMIN)
Objetiva
Língua Portuguesa
10
1
10
4
Ética no Serviço Público
5
1
5
2
Noções de Informática
7
1
7
3
Noções de Direito Administrativo
7
1
7
3
Noções de Direito Constitucional
7
1
7
3
Noções de Direito Previdenciário
8
2
16
8
Conhecimentos Específicos
26
2
52
26

Formação
Prova
Disciplina
Qtde questões
Pontos por questão
Total de pontos
Mínimo de pontos por disciplina para aprovação
Direito (código DIRE)
Objetiva
Língua Portuguesa
10
1
10
4
Ética no Serviço Público
5
1
5
2
Noções de Informática
7
1
7
3
Noções de Administração
6
1
6
2
Conhecimentos Específicos
42
2
84
42

Formação
Prova
Disciplina
Qtde questões
Pontos por questão
Total de pontos
Mínimo de pontos por disciplina para aprovação
Tecnologia da Informação (código TEINF)
Objetiva
Língua Portuguesa
10
1
10
4
Ética no Serviço Público
5
1
5
2
Noções de Administração
6
1
6
2
Noções de Direito Administrativo
7
1
7
3
Noções de Direito Constitucional
7
1
7
3
Noções de Direito Previdenciário
8
2
16
8
Conhecimentos Específicos
27
2
54
28

Formação
Prova
Disciplina
Qtde questões
Pontos por questão
Total de pontos
Mínimo de pontos por disciplina para aprovação
Letras (código LETRAS)
Objetiva
Ética no Serviço Público
5
1
5
2
Noções de Informática
7
1
7
3
Noções de Administração
6
1
6
2
Noções de Direito Administrativo
7
1
7
3
Noções de Direito Constitucional
7
1
7
3
Noções de Direito Previdenciário
8
2
16
8
Conhecimentos Específicos
30
2
60
30
A prova objetiva está prevista para o dia 13 de outubro no período da TARDE e acontecerá em 98 cidades.
Cidade

Cidade

Cidade

Cidade
Anápolis - GO

Diamantina - MG

Maringá - PR

Santa Maria - RS
Aracajú - SE

Divinópolis - MG

Montes Claros - MG

Santo André - SP
Araçatuba - SP

Dourados - MS

Mossoró - RN

Santo Antônio de Jesus - BA
Araraquara - SP

Duque de Caxias - RJ

Natal - RN

Santos - SP
Barbacena - MG

Feira de Santana - BA

Niterói - RJ

São Bernardo do Campo - SP
Barreiras - BA

Florianópolis - SC

Novo Hamburgo - RS

São João da Boa Vista - SP
Bauru - SP

Fortaleza - CE

Osasco - SP

São José do Rio Preto - SP
Belém - PA

Garanhuns - PE

Ouro Preto - MG

São José dos Campos - SP
Belo Horizonte - MG

Goiânia - GO

Palmas - TO

São Luis - MA
Blumenau - SC

Governador Valadares - MG

Passo Fundo - RS

São Paulo - SP
Boa Vista - RR

Guarulhos - SP

Pelotas - RS

Sinop - MT
Brasília - DF

Ijuí - RS

Petrolina - PE

Sobral - CE
Campina Grande - PB

Imperatriz - MA

Petrópolis - RJ

Sorocaba - SP
Campinas - SP

Itabuna - BA

Piracicaba - SP

Taubaté - SP
Campo Grande - MS

João Pessoa - PB

Poços de Caldas - MG

Tefé - AM
Campos dos Goytacazes - RJ

Joinville - SC

Ponta Grossa - PR

Teófilo Otoni - MG
Canoas - RS

Juazeiro - BA

Porto Alegre - RS

Teresina - PI
Caruaru - PE

Juazeiro do Norte - CE

Porto Velho - RO

Uberaba - MG
Cascavel - PR

Juiz de Fora - MG

Presidente Prudente - SP

Uberlândia - MG
Caxias do Sul - RS

Jundiaí - SP

Recife - PE

Uruguaiana - RS
Chapecó - SC

Londrina - PR

Ribeirão Preto - SP

Varginha - MG
Contagem - MG

Macapá - AP

Rio Branco - AC

Vitória - ES
Criciúma - SC

Maceió - AL

Rio de Janeiro - RJ

Vitoria da Conquista - BA
Cuiabá - MT

Manaus - AM

Salvador - BA

Volta Redonda - RJ
Curitiba - PR

Marília - SP




A página do concurso será liberada no dia 11 de agosto e poderá ser acessada no endereço eletrônico www.funrio.org.br.
Na guia Publicações estarão disponíveis o edital de abertura e seus anexos, assim como o cronograma do concurso. Este último também poderá ser encontrado na guia Cronogramas.
O cronograma do concurso relaciona todas as datas associadas às atividades do concurso.
Para realizar a inscrição utilize a guia
Inscrição. Leia atentamente as "Instruções para Inscrição" que se encontram nas guias Principal e Inscrição.
Quando do preenchimento do Requerimento de Inscrição, o candidato deverá informar:
a) A formação para a qual deseja concorrer, atentando para o item 2 e o Anexo II do Edital.
b) A Superintendência Regional ou Administração Central para a qual deseja concorrer. Importante verificar o item 2 do Edital.
c) A cidade onde deseja realizar a prova.
O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas aos candidatos com deficiência deverá marcar esta opção e indicar o local de realização da avaliação multiprofissional.
O endereço será fornecido quando da convocação
Cidade

Cidade

Cidade

Cidade
Anápolis - GO

Curitiba - PR

Manaus - AM

Rio de Janeiro - RJ
Aracajú - SE

Diamantina - MG

Marília - SP

Salvador - BA
Araçatuba - SP

Divinópolis - MG

Maringá - PR

Santa Maria - RS
Araraquara - SP

Dourados - MS

Montes Claros - MG

Santo André - SP
Barbacena - MG

Duque de Caxias - RJ

Mossoró - RN

Santo Antônio de Jesus - BA
Barreiras - BA

Feira de Santana - BA

Natal - RN

Santos - SP
Bauru - SP

Florianópolis - SC

Niterói - RJ

São Bernardo do Campo - SP
Belém - PA

Fortaleza - CE

Novo Hamburgo - RS

São João da Boa Vista - SP
Belo Horizonte - MG

Garanhuns - PE

Osasco - SP

São José do Rio Preto - SP
Blumenau - SC

Goiânia - GO

Ouro Preto - MG

São José dos Campos - SP
Boa Vista - RR

Governador Valadares - MG

Palmas - TO

São Luis - MA
Brasília - DF

Guarulhos - SP

Passo Fundo - RS

São Paulo - SP
Campina Grande - PB

Ijuí - RS

Pelotas - RS

Sobral - CE
Campinas - SP

Imperatriz - MA

Petrolina - PE

Sorocaba - SP
Campo Grande - MS

Itabuna - BA

Petrópolis - RJ

Taubaté - SP
Campos dos Goytacazes - RJ

João Pessoa - PB

Piracicaba - SP

Teófilo Otoni - MG
Canoas - RS

Joinville - SC

Poços de Caldas - MG

Teresina - PI
Caruaru - PE

Juazeiro - BA

Ponta Grossa - PR

Uberaba - MG
Cascavel - PR

Juazeiro do Norte - CE

Porto Alegre - RS

Uberlândia - MG
Caxias do Sul - RS

Juiz de Fora - MG

Porto Velho - RO

Uruguaiana - RS
Chapecó - SC

Jundiaí - SP

Presidente Prudente - SP

Varginha - MG
Contagem - MG

Londrina - PR

Recife - PE

Vitória - ES
Criciúma - SC

Macapá - AP

Ribeirão Preto - SP

Vitoria da Conquista - BA
Cuiabá - MT

Maceió - AL

Rio Branco - AC

Volta Redonda - RJ

O candidato poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição no período de inscrição. Ao preencher o Requerimento de Inscrição, deverá informar que deseja solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, considerando o disposto nos subitens 6.8 a 6.8.8 do Edital.
As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail concurso.inss@funrio.org.br.


Fonte: PCI Concursos