sábado, 27 de julho de 2013

MENSAGEM DO DIA

“Se um homem me engana uma vez, a vergonha é dele. Se ele me engana duas vezes, a vergonha é minha”.


Provérbio Chinês.

ESTADO: Deputado Estadual do PT, aconselha Rosalba a “reduzir incompetência”

Crise de gestão

Do site do deputado estadual Fernando Mineiro (PT)

A governadora Rosalba reuniu ontem (22) seus auxiliares e comunicou que tomará medidas para reduzir os gastos. Segundo ela, a decisão objetiva garantir recursos para cobrir a folha de pagamento do mês de julho.

Vir a público dizer que não tem recursos suficientes para o pagamento dos servidores depois de transcorridos quase 2/3 (dois terços) de seu mandato é assumir a própria incompetência administrativa. 

Nessa altura do campeonato não tem mais em quem colocar a culpa.

O anúncio da intenção de cortar despesas – porque de concreto nada foi anunciado – revela o grau de fantasia e demagogia da Mensagem Anual 2013, lida pela governadora no dia 15 de fevereiro passado por ocasião da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Naquela ocasião a governadora afirmou que:

Pela primeira vez, vamos poder fazer mais do que simplesmente correr atrás do prejuízo cavado e deixado por outros, tentando fechar as contas a cada mês, sem margem orçamentária própria para grandes investimentos. No ano passado, conseguimos contratar uma massa de recursos que vão alavancar realizações importantes para nossa terra e nossa gente. E, não é demais repetir, conseguimos os recursos porque, nesses dois anos, fomos capazes de superar as dificuldades a que já nos referimos, fazendo o mais difícil: ajustar minimamente o Estado, restaurando a governabilidade, recuperando a credibilidade, equilibrando o Tesouro.” (pág. 17).

Passados seis meses da leitura da mensagem pergunto: cadê os recursos conseguidos, o Estado ajustado, o Tesouro equilibrado?

No primeiro semestre de 2013 a arrecadação de ICMS e FPE – principais receitas do Estado – foi maior do que a do mesmo período de 2012, mas mesmo assim o governo alega dificuldades financeiras. Ao mesmo tempo não consegue aplicar os recursos disponíveis e os devolve, como foi o caso dos mais de R$ 2 milhões destinados à área da segurança.

Mais que anunciar a redução no custeio de uma máquina que já respira por aparelhos, a sociedade potiguar deseja que a governadora do DEM redefina suas prioridades e anuncie a redução da incompetência que se apossou da estrutura do Rio Grande do Norte.

Nota do Blog – Impressiona a capacidade que Rosalba Ciarlini tem de mentir, sempre se superando. A mensagem é uma peça de ficção. Se garantiu à ocasião que tinha superado à crise, como é que agora fala justamente o contrário?

A crise é e continua sendo de gestão e não financeira.

Ela e sua corriola de despreparados, com raras exceções, não tem condições de administrar um carrinho com cachorro-quente à porta do estádio Frasqueirão, em dia de treino do ABC.

Pobre RN Sem Sorte

Fonte: Blog do Carlos Santos

ESTADO: Garibaldi Alves e sua dilacerante sinceridade

Para 2014


Muita gente acha que o Senador - Ministro Garibaldi Filho (PMDB) está mais uma vez com manha. Estaria usando aquele seu jeitão de quem se faz de morto para “passar” o coveiro, quando diz não querer ser candidato a governador em 2014.

Incluo-me naquela pequena parcela de pessoas que o vê falando a verdade, sem rodeios, do fundo d´alma.

Garibaldi quer continuar no “céu”, o Senado, com escala no Ministério da Previdência.

Ele sabe o que é enfrentar uma campanha durante cerca de três meses, nesse mundão de estradas, veredas, cidades e rincões do Rio Grande do Norte.

Sua saúde anda claudicando. Preocupa.

Falta-lhe também o próprio apetite.

É um homem num momento especial da vida: já enxerga a continuidade, já se vê em outro ser: seus olhos estão em Walter Alves (PMDB), “Waltinho”, deputado estadual, seu herdeiro político.

Waltinho em breve receberá seu bastão, numa candidatura que pode ser a deputado federal no próximo ano.

Veremos.

Fonte: Blog do Carlos Santos

ESTADO: Senador Garibaldi mantém críticas ao governo rosalbista

O ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho, voltou a criticar a administração Rosalba Ciarlini (DEM). Ao participar dos festejos de Santana em Caicó, o peemedebista foi entrevistado pelo jornalista Marcos Dantas e disse entender que a administração do Democratas encontra-se em declínio.

Um dos pontos levantados pelo ministro diz respeito ao estilo centralizador com que a gestão estadual é tratada. Garibaldi Alves Filho lembra que lideranças importantes que fazem parte da base de sustentação política da chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Norte não são escutadas e ocupam espaço na gestão do DEM.

Durante a entrevista o ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho, deixou transparecer que, para o PMDB e suas principais lideranças estaduais ajudarem a administração Rosalba Ciarlini não era necessário estar integrando a base de seu governo, ou mesmo ocupando cargos na esfera estadual. Mas, mesmo assim, o peemedebista disse respeitar a decisão do presidente estadual de seu partido, deputado Henrique Alves, de ainda se manter na base do governo do DEM.

"Henrique sentiu-se no dever de ajudar o governo Rosalba Ciarlini. Poderia até ajudar, pois, por exemplo, a presidenta Dilma está ajudando a governadora que é do DEM. O deputado federal Henrique Eduardo Alves e o próprio partido poderiam, mesmo que o PMDB rompesse com a administração, continuarem ajudando o Governo. Agora, o deputado Henrique que é o presidente do PMDB considerou que seria mais fácil ajudar, dentro da aliança do Governo e não deixando", explicou.

Ele também fez questão de colocar de forma muito clara que não possui qualquer vinculação com a gestão do Democratas. Quanto a presença do professor Luiz Eduardo Carneiro na equipe de auxiliares do primeiro escalão governista, o senador licenciado Garibaldi Alves Filho colocou que isso não implica em afirmar que faz parte do governo rosalbista.

"Eu acho que o Governo Rosalba Ciarlini continua vivendo um momento muito difícil, uma fase, eu diria, declinante. Mas, ainda falta tempo, alguns acreditam que ela possa se recuperar. Eu hoje não tenho nenhuma intimidade com a máquina administrativa, a despeito do secretário Luiz Eduardo Carneiro (Sethas) ser ligado a mim, mas eu não tenho uma visão de conjunto para dizer. Eu acredito que ela possa ser recuperar, não é fácil", raciocinou o senador licenciado Garibaldi Alves Filho.

Ele também fez questão de mencionar o exemplo do Conselho Político, formado no início do ano passado.

O colegiado contou com a participação de presidentes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, Partido da República, Democratas e Partido da Mobilização Nacional, agremiações que integram a base de sustentação política do governismo norte-rio-grandense, mas que nunca passou de algumas poucas reuniões.

"Foi criado um conselho político que morreu no nascedouro. Foi um parto prematuro e que logo esse conselho desapareceu, e que seria a oportunidade dos presidentes dos partidos e de determinados líderes puderem influir melhor nas decisões governamentais", afirma.

Garibaldi Alves Filho disse acreditar que a falta de uma maior abertura, aliada principalmente ao fato de que os membros do colegiado são pessoas muito ocupadas, e hoje ainda são ainda mais ocupados em função do plano federal também contribuiu para o fim do Conselho Político. "Também não podemos esconder que o governo não mostrou-se muito empenhado em ouvir e é muito difícil você aconselhar de fora", constatou o ministro.

CANDIDATURA

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, admitiu também que tem crescido substancialmente, por onde anda nas regiões do Estado o apelo para que o PMDB rompa com a base de sustentação política do Governo do Rio Grande do Norte.

 "Tem muita gente pregando isso e tenha certeza que não estão pregando no deserto. Apenas, segundo o presidente Henrique, não chegou ainda a hora de se reunir. Não é uma decisão que será fácil, pois há pró e contras e há muita gente inconformada com os rumos adotados pelo governo", revela.

Quanto a uma eventual tentativa de retornar ao comando do Palácio Potengi, o auxiliar da presidente da República, Dilma Rousseff, disse ao jornalista caicoense Marcos Dantas que não tem intenção de colocar seu nome como opção para a disputa de nenhum cargo no próximo ano.

Ao ser questionado se o seu comportamento frustraria as expectativas de seus aliados, que vinham no seu nome uma chance do PMDB vencer o governo, Garibaldi Filho disse falar com o coração. "Eu analisei isso e resolvi ser muito sincero, desde o início do processo porque o pior é você alimentar a expectativa, e se eu alimento isso e de última hora resolva atender a um sentimento meu, de que realmente já fui governador duas vezes e não puder atender as expectativas, o melhor é dizer logo", explicou.

 Ele chegou a pedir perdão a quem vem defendendo sua candidatura ao Governo, mas resolveu ouvir a voz do coração. "Peço perdão as pessoas que acreditam que eu possa vir a ser um governador, mas não contem comigo dessa vez pra isso. Contem comigo no palanque, com a minha presença, com o que eu puder dar a luta pelo partido ou coligação, em favor do Estado. Os políticos são conhecidos às vezes por terem uma atitude cautelosa, antes do processo iniciar. Eles não sabem bem o que as pesquisas dirão, aí ficam esperando pelas pesquisas. No meu caso eu já estou adiantando uma coisa que eu estou sendo muito fiel as pessoas que confiam em mim", finalizou o peemedebista.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste