segunda-feira, 22 de julho de 2013

UPANEMA: Prefeitura - PEDIDO DE LICENÇA SIMPLIFICADA 04/07/2013

 
Prefeitura Municipal de Upanema, CNPJ: 08.085.771/0001-30, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema a LS para Construção de adutora para abastecimento d’água na zona rural do município, localizada nos P. A’s Padre Pedro, São Sebastião, São Manoel, Sombreiro, Sabiá e Monte Alegre.
Diário Oficial
 
Luiz Jairo Bezerra de Mendonça
 
Prefeito

UPANEMA: PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA CIDADE UPANEMA/RN - Deficiência na prestação dos serviços do Banco Bradesco

                       MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
                                PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE UPANEMA/RN
                                 Avenida Dezesseis de Setembro, nº 90 – Centro
                                     Upanema/RN. CEP 59.670-000
                                      Telefone/fax: (84) 3325-0359


Procedimento Preparatório n° 06.2013.00001117-0

Área: Consumidor

Assunto:Deficiência na prestação dos serviços bancários pelo posto de atendimento do Banco Bradesco de Upanema

-RECOMENDAÇÃO n° 003/2013-

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por seu representante em exercício de titularidade na Promotoria de Justiça da Comarca de Upanema/RN, com fundamento  no artigo 129, inciso II, da Constituição Federal, no artigo 6°, inciso XX, da Lei Complementar Federal n° 75/1993, no artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei n° 8.625/93, e no artigo 69, parágrafo único, alínea “d”, da Lei Complementar Estadual n° 141/1996, e

CONSIDERANDO que incumbe ao Ministério Público a defesa do consumidor, bem como do cumprimento fiel das normas consumeristas, o controle da moralidade e da eficiência, nos termos dos artigos 127, caput, e 129, inciso III, da Constituição da República; artigo 25, inciso IV, alínea “a”, da Lei n.º 8.625/93;

CONSIDERANDO que compete ao Ministério Público, consoante previsto no artigo 69, parágrafo único, alínea “d”, da Lei Complementar Estadual n° 141/1996, expedir recomendações visando ao efetivo respeito aos interesses, direitos e bens cuja defesa lhe cabe promover;

CONSIDERANDO que o dever de amparar as pessoas idosas, no âmbito da dignidade e do bem-estar, por determinação Constitucional, segundo o artigo 230 da referida Carta, distribui-se entre a família, a sociedade e o Estado;

CONSIDERANDO que a Lei 10.741/03 ('Estatuto do Idoso') assegura à pessoa idosa, como sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis , o respeito e a dignidade.

CONSIDERANDO as constantes denúncias dos consumidores em relação a deficiência na prestação de serviço do posto de atendimento do Banco Bradesco de Upanema no que se refere ao abuso de direito caracterizado pelo excessivo tempo nas filas preferenciais, bem como pela falta de cédulas nos caixas eletrônicos, ou mesmo pela precária manutenção destes;

CONSIDERANDO que no bojo do Procedimento Preparatório n° 06.2013.0000117-0, originado da Notícia de Fato n° 01.2013.149-8, apurou-se justamente a situação em epígrafe relatada com robusta prova de todo o cenário;

CONSIDERANDO que o Banco Bradesco S/A ao ser notificado para adotar as providências necessárias a fim de equacionar os problemas no atendimento não reconheceu as falhas e nem apresentou qualquer solução concreta para o caso;

RESOLVE expedir a presente RECOMENDAÇÃO ao Gerente do BANCO BRADESCO S/A, presente em Upanema por meio de um Posto de Atendimento Avançado, para que:

a) disponibilize numerário para pagamento suficiente com as necessidades da cidade;

b) gerencie o tempo de espera nas filas preferenciais de modo a assegurar que nenhum cliente permaneça mais de 30 (trinta) minutos em espera, atendendo, inclusive, ao que determina o Normativo SARB 004/2009, no seu item 2.1, emitido pelo Conselho de Autorregulação Bancária.

Fixa-se o prazo de 30 (trinta) dias para que o Banco Bradesco informe nesta Promotoria se pretende cumprir a presente Recomendação, sob pena de ajuizamento de Ação Civil Pública.

Publique-se no Diário Oficial do Estado.

Clayton Barreto de Oliveira
Promotor de Justiça

Fonte: Diário Oficial 19/06/2013

CIDADES: Famílias terão reforço para conviver com a seca

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e a Petrobras inauguram, na próxima terça-feira, dia 23, às 8h, na comunidade Serra Vermelha, em Areia Branca, três tecnologias sociais de captação de água da chuva para a produção de alimentos. São uma cisterna-calçadão para a família de dona Francisca e seu José Gomes, uma cisterna-enxurrada na propriedade de Maria de Lourdes Nunes e seu Antônio Pinheiro da Costa e um barreiro-trincheira que vai acumular água para a família de Francisca Santiago e Antônio Ferreira.

Estas famílias fazem parte de um total de 20 mil que serão atendidas com as mesmas tecnologias e mais a barragem subterrânea, que acumula água no subsolo e mantém por mais tempo o solo úmido e adequado para plantações. Essa ação trará água para produção de alimentos para cerca de 100 mil pessoas, em 210 municípios do Semiárido brasileiro - de Minas ao Piauí, passando por todos os estados nordestinos. A iniciativa faz parte do contrato de patrocínio firmado entre a Articulação e a Petrobras, que irá investir, em um ano, mais de R$ 199 milhões.

Além da construção dos equipamentos físicos, que favorecem a captação e armazenamento de água, essa iniciativa prevê também ações que fortalecem o estoque de sementes crioulas, uma cultura das famílias agricultoras, e a multiplicação e plantio de mudas de plantas nativas da região. Também estão previstos cursos de gestão de água para produção de alimentos para famílias e de pedreiros e pedreiras para agricultores e agricultoras que aprendem a construir cisternas.

"As famílias que vão participar desse processo não vão mais enfrentar fila para buscar água, não vão trocar mais seu voto por água, não vão mais morrer por falta de água, pois elas terão estoque de água perto da sua casa. A família que estoca convive mais facilmente com a realidade do Semiárido", afirma Naidison Baptista, coordenador executivo da ASA pelo Estado da Bahia.

A cerimônia está prevista para iniciar às 8h e terá a presença de representantes da ASA, da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do secretário de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, Arnoldo de Campos.

A expectativa é de que cerca de 1.200 agricultores e agricultoras dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará compareçam no evento, que terá também uma Feira de Saberes e Sabores com produtos da agricultura familiar.

Para Naidison Baptista, realizar o evento com a participação dos agricultores/as é reconhecer o protagonismo deles e delas na implementação dessas ações. "A metodologia da ASA olha os agricultores e agricultoras como sujeitos do processo. As organizações da Articulação não estão beneficiando ninguém. Estamos criando condições para que as pessoas tenham acesso aos seus direitos. Fazer o lançamento na comunidade, com a presença dos agricultores e agricultoras, na casa das famílias é muito importante. E poderemos ver na prática a importância e o significado dessas tecnologias", diz Naidison.

P1+2

Hoje, já existem pouco mais de 18 mil tecnologias que captam e armazenam água da chuva para a produção de alimentos e criação de animais, construídas através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA, em todo o Semiárido brasileiro.

Com esta malha hídrica descentralizada, cerca de 94 mil pessoas têm em suas propriedades condições mais adequadas de viver e produzir apesar das estiagens cíclicas naturais da região.
Além do patrocínio da Petrobras, o P1+2 conta com a parceria do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

ASA

A Articulação Semiárido Brasileiro é uma rede formada por cerca de três mil organizações da sociedade civil que atuam em prol do desenvolvimento do Semiárido brasileiro. A ASA acredita que a água é fator primordial para a vida na região e busca a garantia desse direito para consumo humano e produção de alimentos, valorizando a agricultura familiar e o conhecimento gerado por produtores e produtoras familiares.
Além do P1+2, a Articulação realiza também o programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Nele, são desenvolvidas ações de construção de cisternas de placas de captação de água para consumo humano e de formação e mobilização das famílias agricultoras pela convivência com o Semiárido.

Tecnologias a serem construídas pela ASA com patrocínio da Petrobras

Cisterna-calçadão: 10.000
Cisterna-enxurrada: 6.450
Barragem subterrânea: 250
Barreiro-trincheira: 3.300

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste