sexta-feira, 19 de julho de 2013

MOSSORÓ: Moradores da Maisa reclamam da má qualidade do transporte escolar

Quem depende do transporte escolar no Assentamento Maisa, na zona rural de Mossoró, está tendo graves problemas. Uma série de complicações vem afetando a qualidade do transporte, único meio dos estudantes irem às aulas.

De acordo com os moradores, o transporte escolar da comunidade "vive quebrando" e roda sem qualquer tipo de higiene. Além disso, os assentados ainda reclamam do atraso e da falta de pontos de paradas de ônibus.

Os estudantes, que costumam pegar ônibus diariamente, se deparam com bancos rasgados e até baratas. "A escola fica a 6 km da comunidade. O ônibus já quebrou várias vezes", diz a moradora Cleoneide Rodrigues. Segundo ela, há dois ônibus para os turnos matutino, vespertino e noturno, que levam estudantes das mais variadas faixas etárias, desde crianças de 4 anos até adultos que estão em processo de alfabetização. "As condições dos ônibus são deploráveis", completa a moradora.

A dona de casa Cleoneide Rodrigues, de 26 anos, fala que tem dois filhos pequenos que usam o transporte escolar diariamente e lamenta a situação dos ônibus. "Meus filhos já deixaram de ir às aulas por causa dos ônibus quebrados. Eles precisam estudar, ter um futuro digno", disse a moradora que vive há 9 anos na comunidade.

Segundo Cleoneide, os assentados não têm outra forma de ir às aulas. "Por certo esqueceram que aqui não tem táxi e mototáxi, nem outro meio dos estudantes irem à escola", disse a moradora.
Outra reclamação comum na comunidade é a falta de parada de ônibus. "Só há uma parada de ônibus, que funciona clandestinamente. Inclusive, há um fio de energia exposto no local, que coloca a vida das crianças em risco", conta Cleoneide.

Segundo o vice-presidente do conselho comunitário da Maisa, José Martins da Silva Filho, conhecido como "Deca", a comunidade já tentou contato com a 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (12ª DIRED), mas não obteve êxito.

A equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE entrou em contato com a 12ª Dired, órgão responsável pelas questões relacionadas ao transporte escolar. A diretora Magali Delfino garantiu à equipe que em breve a comunidade Maisa será contemplada com mais 3 ônibus. Segundo a diretoria, a solicitação foi feita e a perspectiva é de que nas próximas semanas os ônibus cheguem à comunidade.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MOSSORÓ: Intervenção no Hospital da Mulher segue por mais 90 dias

A intervenção judicial do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia foi prorrogada por mais 90 dias, pelo desembargador Expedito Ferreira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN). O pedido foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP). Segundo o secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, isso dará mais condições para que a Sesap se organize para assumir a gestão direta do Hospital da Mulher (HM), sem prejuízo à continuidade dos serviços prestados à população.

O hospital já estava sob intervenção judicial, que durou 90 dias, e acabou ontem. Porém, a pedido da Sesap, essa intervenção foi prorrogada por mais 90 dias.

Durante os últimos 90 dias de intervenção, o advogado Marcondes de Souza Diógenes Paiva, esteve a frente, nomeado pelo TJ/RN, da unidade. "O Estado vai receber do Poder Judiciário a unidade nas melhores formas. Hoje, o hospital está abastecido. Pagamos todas as prestadoras e servidores. A unidade não deve um centavo sequer", avaliou. Marcondes ainda enfatizou a cooperação de todos para o funcionamento da unidade. "O bom funcionamento do hospital se deu devido à união dos médicos, dos funcionários, da imprensa que cobria todos os dias, dando mais transparências as nossas ações, e também a própria população", disse.

Marcondes ainda avaliou positivamente a prorrogação da intervenção. "É necessário que aconteça essa intervenção. O Hospital da Mulher cumpre um importante papel tanto em Mossoró como em toda a região Oeste. E a continuidade de todos os seus serviços deve ser assegurada", disse.

Um novo interventor será nomeado nos próximos dias. Ainda segundo Marcondes, o nome do dr. Inavan Lopes da Silva é um dos cotados para ser o novo administrador temporário do HM. A nomeação do dr. Inavan Lopes pode acontecer ainda hoje, pelo dr. Luiz Alberto Dantas, da 5ª Vara da Fazenda Pública.

"A nossa missão aqui foi cumprida. O novo interventor será nomeado e a população está sendo assistida da melhor forma", enfatizou o advogado Marcondes. Ele ainda afirmou que não poderá permanecer à frente do HM, já que vai assumir a diretoria geral do Ministério Público Estadual, mas o novo interventor será nomeado em caráter de urgência.

Marcondes ainda enfatiza que durante o período de intervenção, o hospital conseguiu pagar todas as dívidas, estabilizar os funcionários e economizar no custeio da unidade.

Atualmente, o HM faz cerca de 150 partos por mês, com capacidade de atender partos de alta complexidade.

Secretário assegura que concursados podem ser chamados em 15 dias

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Luiz Roberto Fonseca, ainda assegurou que as pessoas aprovadas no último concurso público da saúde serão convocadas no prazo de 15 dias. O titular da pasta disse que os concursados seriam chamados ontem, mas devido à necessidade de comprovação de que todos os concursados substituirão servidores aposentados ou falecidos, a fim de evitar a pressão sobre o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a convocação foi postergada. O secretário garante que os concursados podem ser convocados a qualquer momento, mas estabelece que o prazo para convocação será de 15 dias. Ele ainda afirmou que apenas com essa comprovação, o Estado pode provar a necessidade de prorrogação da intervenção judicial no Hospital da Mulher. Segundo ele, a intervenção de 90 dias é suficiente para que o Estado convoque, nomeie e o HM passe a ser efetivamente administrado pela Sesap. Ele afirma que a segurança jurídica é extremamente necessária para um Estado que já se encontra às margens de transcender o limite prudencial da LRF.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

NATAL: Estudantes são expulsos de Câmara com spray de pimenta

Do portal G1 RN

Spray de pimenta e teaser (arma não letal, que provoca descarga elétrica) foram utilizados pela Guarda Legislativa para expulsar o grupo de cerca de 30 manifestantes da Câmara Municipal de Natal nesta quinta-feira (18). Imagens registradas pelo estudante Tiago Aguiar, que integra o comitê de comunicação do movimento #RevoltadoBusão, mostram manifestantes no pátio da Casa quando os guardas começam a borrifar spray de pimenta mesmo sem resistência do grupo(veja o vídeo ao lado).

“Estava tudo tranquilo, não consigo imaginar razão para a violência utilizada”, afirma o estudante. Mesmo após a desocupação, um grupo de manifestantes permanece em frente à Câmara Municipal.

Crime

O integrante do Comitê de Comunicação da #RevoltadoBusão conta que após a proposta entregue pelos vereadores para a saída da CMN, uma comissão de sete manifestantes estava redigindo uma contraproposta. Enquanto isso, outras pessoas estavam dançando e cantando canções no pátio. Foi quando a Guarda chegou.

“Eles se abraçaram e mesmo assim foram alvos de gás de pimenta e teasers. A situação poderia ter sido evitada”, diz Tiago Aguiar.

Ao G1, o comandante da Guarda Legislativa, Gilson Paiva, informou que a desocupação foi pacífica.

“A desocupação foi pacífica. Nossa ideia era dialogar, conversamos com o grupo por duas horas e meia, mas não houve acordo. Eles estavam fazendo apologia ao crime [sem especificar qual] e convocando outros manifestantes por redes sociais. Não houve agressão da nossa parte, mas quatro guardas nossos ficaram feridos e um carro da Guarda acabou danificado”, relata.

Veja matéria completa e vídeo AQUI.

Fonte: Blog do Carlos Santos

MENSAGEM DO DIA

“Um comandante de sucesso dá a ordem e depois se certifica de que, além de ser cumprida, ela está gerando os resultados esperados.”

Patton