domingo, 23 de junho de 2013

NATAL: Pronto-socorro do Giselda Trigueiro de portas fechadas

O pronto-socorro do Hospital Giselda Trigueiro não está recebendo pacientes e o motivo é o déficit de profissionais e a falta de materiais básicos para atendimento. Na tarde e início de noite deste sábado (22), apenas dois médicos davam conta de quatro pacientes em estado grave, todos entubados, necessitando de cuidados ininterruptos, embora não haja no local vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Pronto-socorro do hospital Giselda Trigueiro foi fechado por falta de material básico e déficit de profissionais
 
"Estamos rezando para que não apareça ninguém da urgência e emergência porque, neste caso, teríamos que atender e não há condição nenhuma", afirmou uma funcionária de plantão.
Hospital não tem materiais básicos como esparadrapo e falta de profissionais impede atendimento de novos pacientes
Segundo os funcionários, materiais como esparadrapo, lençol, e remédios como antibióticos não estão disponíveis na unidade. "Estão fazendo pulsão venosa com fita crepe porque não tem esparadrapo", denunciou uma técnica em enfermagem. Segundo informaram, não há equipamento de raios-X no local.
Fonte: Tribuna do Norte
 

ESTADO: Vitória da indústria salineira potiguar em Brasília

Betinho Rosado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural analisou, na última quarta-feira, 19, o Projeto de Lei nº 3877/2012, de autoria do Sr. Irajá Abreu. O projeto tem por objetivo reduzir a zero as alíquotas de contribuições para PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre operações com suplementos minerais destinados à alimentação de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e equinos.

Após apresentar parecer favorável à aprovação do texto, o relator do projeto, deputado federal Roberto Balestra, foi questionado por Betinho Rosado se o Cloreto de Sódio (Sal) fazia parte dos itens beneficiados com a desoneração.

Diante da negativa do relator, o deputado federal Betinho Rosado sugeriu, portanto, a inclusão do sal junto aos itens a serem desonerados no projeto, principalmente devido sua importância na alimentação de todas as espécies citadas, o que foi acatado imediatamente pelo deputado Balestra.

Após o acordo, o texto final do projeto de lei foi à votação na Comissão de Agricultura e foi aprovado por unanimidade e comemorado por Betinho, que disse: “A inclusão do sal dentre os itens que receberão a desoneração do Governo Federal é uma vitória de grande importância para a Indústria Salineira do Rio Grande do Norte”.

Fonte: Gazeta do Oeste

ESTADO: A CORRIDA DE SAPOS


Por Neto Queiroz

Era uma vez uma grande corrida na terra dos sapos. Eram escolhidos os grandes corredores entre eles, os mais fortes e destemidos. A corrida consistia em subir uma grande torre, cheia de obstáculos. Uma grande multidão de sapinhos assistia sempre a corrida e por saber o quanto era difícil chegar ao final, gritavam palavras de ordem como: “desistir”, “desistir”, forçando os mais fracos a desistirem da corrida.

Começou a competição e a multidão vibrava. E sempre que via algum sapinho cambaleando, caindo, a multidão gritava: “desistir, desistir, desistir”. Os sapinhos iam desistindo um por um. Menos um que continuava subindo, não olhava pra trás e mesmo diante dos obstáculos, lutava e seguia em frente. Até que sobrou só ele entre os corredores. E a multidão em baixo, vendo as dificuldades que ele enfrentava gritava cada vez mais forte: “desistir, desistir, desistir”. Os gritos levaram os sapos a desistirem um por um, menos aquele que seguia em frente.

Ao final da competição, todos desistiram menos aquele. Todos ficaram curiosos para saber o que tinha acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até lá, ficaram sabendo que ELE ERA SURDO.

Moral da história: não permita que as pessoas com o péssimo hábito de serem negativas derrubem as melhores e mais sábias esperanças de seus corações. Há poder em nossas palavras, nos nossos pensamentos e tudo aquilo que pensamos!!!
Fonte: Blog Neto Queiroz

CIDADES: “Vem pra rua Caicó” acontecerá hoje pela manhã e já apresenta pauta de reivindicação


Por Anna Ruth

Hoje pela manhã acontecerá uma grande manifestação popular nas ruas de Caicó. O movimento “Vem pra rua Caicó” foi convocado pelas redes sociais e tem como um dos principais pontos de reivindicação a melhoria no sistema público de saúde.

Instalação de UTI neonatal; qualificação dos profissionais; melhoramento da infraestrutura dos postos e hospitais; cumprimento dos horários para todos os funcionários; prestações de mais serviços em hospitais e postos de saúde e o cumprimento da lei por parte do prefeito referente ao pagamento do salário base dos agentes de saúde e endemias.

No primeiro manifesto do “Vem pra rua Caicó”mais de mil pessoas participaram.
Fonte: Blog Panorama Político

BRASIL: Após manifestações, Dilma promete discutir pacto para melhorar serviços públicos


Por Ana Ruth

Destaque da Agência Brasil:

A presidenta Dilma Rousseff prometeu chamar os governadores e prefeitos das principais cidades do país e os líderes das manifestações populares para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos. Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, Dilma anunciou que as ações do governo terão três focos.

O primeiro será a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. O segundo é a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação, proposta que está em discussão no Congresso. Para melhorar a saúde, Dilma prometeu trazer mais médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a presidenta, o vigor das manifestações pode ser aproveitado para que sejam tomadas medidas que beneficiem a população e já começaram a produzir resultados, como a redução das tarifas de ônibus em diversas cidades brasileiras.

“As manifestações desta semana trouxeram importantes lições. As tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor das manifestações para produzir mais mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira”, declarou.

Fonte: Blog Panorama Político

NATAL: Já no foco de 2014, vereador Jacó Jácome promove hoje encontro do PMN em Natal


Por Anna Ruth

Hoje, a partir das 9h, a Câmara Municipal do Natal recebe representantes do PMN de todo Brasil como Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, e também de algumas cidades do interior do estado para o Encontro do PMN Jovem.

O Encontro é organizado pelo presidente municipal do partido, o vereador Jacó Jácome, e tem como objetivo alinhar o pensamento dos movimentos do PMN Jovem e discutir políticas públicas que possam solucionar problemas que atinge diretamente a vida dos jovens, como o alto índice dedesemprego, os malefícios e as consequências – como mortes e violência – ocasionadas pelo uso de drogas.

O vereador Jacó Jácome já se prepara para o pleito 2014 onde deverá disputar uma cadeira de deputado estadual e seu pai, o parlamentar Antonio Jácome, tentará uma vaga de deputado federal.

Fonte: Blog Panorama Político

ESTADO: Deputada Gesane Marinho anuncia audiência pública para discutir sobre região Agreste


Por Anna Ruth

A deputada estadual Gesane Marinho anunciou que fará uma audiência pública para discutir os problemas e as potencialidades da região Agreste, no próximo dia 29 de agosto, na Assembleia Legislativa do RN, em Natal.

“Vamos debater com o governo do Estado, deputados, prefeitos, vereadores, representantes de órgãos públicos e de outras instituições, assim como da sociedade civil, os problemas comuns aos municípios desta região e as potencialidades diversas que devem ser aproveitadas para fortalecer este pedaço tão importante do mapa do nosso RN”, disse em seu pronunciamento.

A parlamentar, que estava de licença maternidade, antecipou o retorno para participar, esta semana, da Assembleia Itinerante em Santo Antonio.

Fonte: Blog Panorama Político

NATAL: Na Justiça, MP pede que Governo retire MP pede de inativos da folha paga com recursos do Fundeb


Por Anna Ruth

O Ministério Público Estadual, através da 78ª Promotoria de Justiça de Natal, ajuizou a Ação Civil Pública nº 0803726-60.2013.8.20.0001, que visa, entre outros pontos, a imediata retirada do pagamento de todos os servidores inativos do Magistério da Folha de Pessoal liquidada com recurso proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

A referida demanda se fundamenta no fato de que as despesas com os proventos de servidores inativos não se enquadram no conceito de “Manutenção e Desenvolvimento do Ensino”, razão pela qual deve ser suportada com recursos do Instituto da Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN), e não com aqueles destinados ao custeio da educação pública estadual.

Esse foi também o fundamento utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), na apreciação das contas do Governo no exercício financeiro de 2011, ao recomendar ao Estado do Rio Grande do Norte “excluir, do cálculo dos recursos aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino, os valores pagos a inativos”.

Fonte: Blog Panorama Político

ESTADO: Governo do Rio Grande do Norte e CNJ firmam acordo para melhoria no sistema socioeducativo


Por Anna Ruth

O governo do Rio Grande do Norte firmou um termo de compromisso com o CNJ para promover medidas de curto, médio e longo prazos para amenizar as dificuldades do sistema socioeducativo, formado pelos centros educacionais de internação de menores (Ceducs).

Entre as recomendações do Conselho Nacional de Justiça está a retomada, pelo Governo, de 423 funcionários cedidos pela Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) a outros órgãos da administração pública e a revogação de decreto da governadora que permite a cessão desses servidores.

Uma outra medida que deverá ser tomada até dezembro de 2014 é a ampliação das atuais 70 vagas dos Centros de Ressocialização para 320. O Governo espera elevar o número de vagas nos centros já existentes e concluir as obras da estrutura para abrigar menores infratores em Ceará-Mirim. “Eu saio satisfeito porque todos estão dispostos a contribuir. Nossa vinda aqui é para encontrar caminhos possíveis para a melhoria dos atendimentos”, destacou o conselheiro.

Fonte: Blog Panorama Político

NATAL: De aeroporto a complexo multiuso


Andrielle Mendes - Repórter

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) quer transformar a área que abriga o Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, em um grande complexo empresarial. A ideia, porém, ainda está em fase embrionária e não há prazo para um possível projeto sair do papel.

Discussões nesse sentido, no entanto, estão em curso e são necessárias porque o Augusto Severo será desativado em menos de um ano, quando o aeroporto de São Gonçalo do Amarante – atualmente em construção – começar a operar. A previsão é que isso ocorra a partir do dia 1º de abril de 2014, a tempo da Copa do Mundo de Futebol.

Os estudos que definirão o que será feito da área já começaram a ser elaborados pela equipe técnica da estatal, responsável pela administração do empreendimento.  A Infraero, no entanto, quer ouvir o poder público e o empresariado antes de bater o martelo. O destino da área será discutido amanhã com Aeronáutica, governo do estado e Município, em reunião na Base Aérea. Outras reuniões são previstas.

“Temos várias ideias. Aquela área pode abrigar hotéis, cinema, centro de convenções, teatro, shopping, concessionárias de veículos e até fábricas de aeronaves”, explica Fernando Nicácio, superintendente regional da Infraero.  “Ouso a dizer que poderemos ter mais receitas nesta área do que temos atualmente com a atividade de aviação”, afirmou ele, em audiência pública sobre o destino da área, na Câmara Municipal de Parnamirim, no início do mês. O superintendente não informou qual é a 
receita do aeroporto.

A Infraero, de acordo com ele, aguarda o zoneamento do terreno, que ocupa 5,5 milhões de hectares – o equivalente a 28 estádios do Maracanã, considerado um dos maiores do mundo – para elaborar o projeto básico e começar a negociação com as empresas. “Temos um pote de ouro. O que precisamos é explorá-lo adequadamente”, diz Nicácio, afirmando que o intuito da estatal, que administra aeroportos em todo o país, é gerar mais emprego e 
renda na cidade.

Apesar da expectativa, ainda não há data para concluir o projeto básico, cuja elaboração dependerá ainda do resultado das reuniões realizadas no estado. “Prefiro não fixar uma data. O que posso dizer é que com a conclusão do projeto básico, daremos início as licitações. Sabemos que essa será a fase mais ‘trabalhosa’”, admite o superintendente regional da estatal, sem informar quanto tempo a estrutura passará ociosa – após ser desativada e os voos transferidos para o novo aeroporto do estado, em São Gonçalo do Amarante.

Administração

A área, esclarece Nicácio, será administrada pela Força Aérea e pela Infraero. “Vamos discutir o que será ocupado pela Aeronáutica e o que poderá ser ocupado pela Infraero”. 

O terreno, diz o superintendente, é da União, e não deverá ser cedido para o Estado, como deseja o governo local. “O empreendimento vai ser administrado pela Infraero”, acrescenta Nicácio, que não sabe quanto a estatal terá que investir na área para transformá-la num complexo empresarial nem quanto o 
investimento poderá render no futuro à Infraero. 

O governo do estado, que enviou para análise do gabinete civil um ofício pedindo a retomada do terreno, reafirmou o interesse em recuperar à área - que segundo o secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, foi cedida à Infraero para a construção do aeroporto. O secretário explicou, porém, que apoiará o projeto, mesmo que o terreno permaneça sob posse da União. “O que queremos é que o local se transforme numa área de captação de investimentos”, disse.
Fonte: Tribuna do Norte

MOSSORÓ: Mobilização pacífica reuniu três mil pessoas e fechou lojas do Centro ontem pela manhã

Alcivan Costa

Adultos, jovens e crianças se reuniram pedido pelo fim da violência na cidade

“Chegaaaaa, eu não aguento mais. A minha Mossoró precisa de paz... nossas vitórias e pioneirismo não podem cair no abismo da aflição!”. Esse foi o clamor de mais de três mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar, que caminharam pelas ruas do Centro da cidade pela manhã, em uma mobilização organizada pelo movimento CHEGAAAAA!!!

Adultos, jovens e crianças se reuniram pela manhã, a partir das 8h, com roupas brancas como um grande pedido pelo fim da violência na cidade. “Nosso objetivo direto é a paz. Estamos aqui para sensibilizar as autoridades políticas para uma solução imediata para o sofrimento de tantas famílias”, disse um dos organizadores do evento, o fotógrafo Carlos Fernandes.

O fotógrafo afirmou que a organização do movimento já havia se reunido com a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, que garantiu ações favoráveis. “Ela nos garantiu que já está trabalhando por melhores condições para a Guarda Municipal”, disse.

A design Sanara Lidiane levou os filhos Aléssia, de quatro anos; e Enzo, de dois; para a mobilização. “Mossoró está muito violenta. Eu moro em um bairro de periferia e tenho até medo de deixar meus filhos dormirem no quarto deles. A cidade precisa de paz para o futuro dos nossos filhos”, disse.

O médico Dix-sept Rosado Sobrinho fez questão de deixar a marca da sua mão na bandeira branca que simbolizava a participação popular no movimento. “Nós estamos vivendo a violência. Como médico posso afirmar que uma das maiores causas de morte de crianças acima de um ano são acidentes e violências. Estou preocupado, sim, e não só como profissional da saúde, mas como um cidadão mossoroense que andou de bicicleta pelas ruas da cidade quando criança e que não vê mais crianças podendo fazer hoje a mesma coisa”, desabafou.

O mototaxista João Neto afirmou que foi ao movimento para pedir melhores condições de sobrevivência. “Eu quero UPAs que funcionem como se deve, quero postos policiais equipados e quero também que essas pessoas que estão aqui caminhando, mas que também estão lá em Brasília representando o povo, possam sair da teoria para a prática”, disse.

A família da estudante Érica Paula vestiu a camisa com a foto do irmão dela, assassinado há um mês, devido a R$ 2,00 em uma discussão por jogo de baralho. “Os políticos têm que tomar consciência e fazer alguma coisa pela educação do nosso país, para que o sofrimento das famílias acabe”, afirmou.

A estudante Manuela Paula também vestiu a camisa com a foto do amigo Flávio Souza, que foi assassinado por bala perdida. “Ele foi assassinado brutalmente. Era um menino bom, evangélico e estava trabalhando. Os jovens hoje são as maiores vítimas da violência, seja lá como ela for”, lamentou.

A supervisora de uma rede de óticas em Mossoró, Ghislainy Alves, afirmou que todas as seis lojas da rede fecharam durante toda a manhã do sábado. “Mobilizamos os funcionários e estamos aqui, porque não somos inertes ao que está acontecendo na cidade”, destacou.

Durante toda a mobilização, os organizadores cobravam a consciência da população, inclusive com relação a não jogar lixo nas ruas. A organização também impediu que pessoas participassem do protesto mascarados. No Centro da cidade, 90% das lojas fecharam as portas em protesto e em aderência à mobilização.

Ao chegarem à Praça Rodolfo Fernandes, os participantes da mobilização fizeram um minuto de silêncio e cantaram o hino nacional.

O fotógrafo Ricardo Lopes, que também é organizador da mobilização, destacou que até a noite da sexta-feira, 21, mais de 24 mil pessoas seguiam o perfil do movimento CHEGAAAAA!!! pelas redes sociais. “O que precisa mudar é todo País. Começamos a nos mobilizar a partir do momento em que a filha de Carlos precisou de atendimento médico e não tinha, e já tivemos resultados positivos com a implantação de dez UTIs pediátricas na cidade. Por isso eu sou bastante otimista quanto ao pedido dessas pessoas por paz”, afirmou.

Ricardo Lopes também citou a cobrança aos políticos norte-rio-grandenses. “Temos uma bancada em Brasília de Rosados, Alves, Farias que devem perceber o que é urgência. Temos em Mossoró sete viaturas que só podem rodar 35 quilômetros por dia”, acrescentou.

Fonte: Gazeta do Oeste